Twilight x Harry Potter

domingo, 20 de junho de 2010

| | |

O portal Entertainment Weekly postou um artigo falando sobre a crescente rivalidade entre as sagas literárias e cinematográficas Harry Potter e Crepúsculo. O site afirma que é compreensível a comparação entre as franquias, mas adota um discurso de “paz” entre os fãs.

Leia um trecho abaixo:

“É compreensível que as pessoas queiram comparar essas duas franquias – ambas são obras de fantasia transformadas em série de filmes e têm fãs veementes e apaixonados, que se estendem além de seus públicos-alvos. Mas por que tantas pessoas sentem a necessidade de falar mal de uma, quando dizem que gostam da outra? Qual o propósito de rebaixar um e exaltar o outro? Não podemos nos dar melhor?”

O site propôs ainda uma enquete para votação: “É possível ser fã de ambos? Vamos descobrir! Eu sou fã de…” Harry Potter, Crepúsculo ou Harry Potter e Crepúsculo.

Leia a tradução completa do artigo na extensão da notícia. É possível ser fã de ambos? Artigos como este vêm para apaziguar as coisas ou para inflamar ainda mais?

HARRY POTTER
Harry Potter vs Crepúsculo: não podemos andar juntos?
EW ~ Mandi Bierly
18 de junho de 2010
Tradução: Flávio Jr.

Primeiro, havia a batalha entre Harry Potter e Voldemort. Então, a luta entre Edward e Jacob. E agora, a guerra entre os fãs de Harry Potter e Crepúsculo. Não tenho certeza de quando esta birra começou, mas, agora que ambas as franquias estão perto do seu final nos cinemas, ela está ardente. Algumas vezes, é estimulante (ok, como quando a EW perguntou qual clipe exibido no MTV Movie Awards era melhor, Harry Potter e as Relíquias da Morte ou A Saga Crepúsculo: Eclipse – Relíquias da Morte ganhou com 88% dos votos), mas algumas vezes não é, como quando saíram as primeiras noticias sobre “Amanhecer” ser dividido em duas partes e a seção de comentários em nossa postagem se transformou em um fórum para pessoas se inflamarem como Crepúsculo estava apenas copiando Harry Potter e explorando financeiramente o último livro.

É compreensível que as pessoas queiram comparar essas duas franquias – ambas são obras de fantasia transformadas em série de filmes e têm fãs veementes e apaixonados que se estendem além dos seus públicos-alvos. Mas por que tantas pessoas sentem a necessidade de falar mal de uma, quando dizem que gostam da outra? Isto é por que, tão numerosos quanto os fãs de Crepúsculo são, eles se sentem inferiores, sempre sob o ataque daqueles que erroneamente rejeitam a franquia como bobagem adolescente (e não suportam que os fãs de Harry Potter tenham aprovação)? Ou por que os fãs de Harry Potter não podem entender por que as pessoas (e a mídia) insistem em falar sobre um triângulo amoroso entre uma humana, um vampiro e um lobisomem, quando poderiam discutir a pesada luta do menino bruxo para sobreviver ao vilão que matou seus pais e está agora determinado a acabar com Harry, Hogwarts e com os valores pelos quais eles prezam?

Você quase pode esquecer que é possível apreciar ambas as franquias, que você se trancou em seu apartamento no dia em que você comprou Harry Potter e as Relíquias da Morte para poder lê-lo antes que alguém estragasse o final, e leu os três primeiros livros de Crepúsculo um após o outro nas férias, porque eles são tão viciantes. Absolutamente, você pode ter sua preferência entre as histórias e opiniões sobre a qualidade literária e da atuação em cada uma destas séries de filmes (Eu tenho. Só uma das autoras me fez chorar em seu último livro e apenas uma das franquias me fez desejar ter uma varinha para erguer em solidariedade, no final do último filme lançado). Mas qual o propósito de rebaixar um e exaltar o outro? Não podemos nos dar melhor?


Fonte

0 comentários:

Postar um comentário